Prémio Ramôa Ribeiro Jovem Investigador - 2024

A Divisão de Catálise e Materiais Porosos (DCMP) pretende selecionar um jovem investigador para recipiente do Prémio Ramôa Ribeiro. Este prémio é atribuído pela DCMP da SPQ e visa reconhecer o mérito científico e encorajar os jovens investigadores que se distinguiram no domínio da Catálise e Materiais Porosos, em qualquer das suas áreas de intervenção. A divulgação dos resultados aos candidatos será realizada antes do Encontro Nacional da DCMP (XII ENDCMP) e o prémio será entregue no decorrer do encontro. O candidato vencedor apresentará uma comunicação oral no próximo Encontro Nacional da DCMP, que se realizará em Coimbra, em 6-7 Junho de 2024.

Este prémio destina-se a todos os doutorados que cumpram cumulativamente as seguintes condições:

  •     Tenham o grau de doutor concedido por uma Universidade Portuguesa.
  •     Tenham desenvolvido trabalho de investigação em instituições de preferência portuguesas e que se tenham distinguido pela alta qualidade, originalidade e autonomia do trabalho de investigação, desenvolvido em Portugal, na área da Síntese e Caracterização de Materiais Porosos ou na área da Catálise;
  •     Tenham idade inferior a 40 anos à data do Encontro da DCMP.
  •     Sejam sócios da SPQ com quotas regularizadas.

Para mais e detalhada informação por favor visite https://www.spq.pt/premios/ramoa-ribeiro

As nomeações para o prémio devem provar a excelência do candidato e deverão incluir:

  •     Cópia do certificado de doutoramento;
  •     Cópia de Identificação (Bilhete de Identidade, Passaporte ou Cartão de Cidadão);
  •     Curriculum vitae que inclua a identificação ORCID;
  •     Resumo do contributo dos principais trabalhos para o avanço da catálise e/ou desenvolvimento de materiais porosos, acompanhado da seleção de até cinco artigos mais relevantes (máx. de 1500 palavras);
  •     Os artigos selecionados deverão acompanhar a candidatura sob a forma de pdf.

A receção de candidaturas decorrerá até à meia-noite do dia 31/03/2024. Os candidatos deverão enviar a sua candidatura por via eletrónica para o Presidente da DCMP (mcalvete@qui.uc.pt). 

As candidaturas recebidas serão avaliadas por um Júri constituído pelo Presidente e Vice-Presidentes da DCMP, salvaguardando algum conflito de interesse. Se não houver candidatos, o júri poderá reservar o direito de nomear um candidato à sua escolha.


Publicado/editado: 09/01/2024